Neste bimestre pesquisaremos sobre inclusão, cidadania, sociedade e arte.
A proposta de trabalho é a construção de um blog sobre a pesquisa e o grupo deverá seguir as etapas descritas abaixo.
Etapas:
1- Criar a pasta do seu grupo na pasta inclusão de sua turma;
2-Pesquisa dos termos: acessibilidade, preconceito, discriminação, arte, religião, tribos urbanas, cidadania, inclusão, exclusão, direitos, deveres, sociedade, artesanato, deficiência, diferenças, estereótipo, etnias, gêneros, idoso, integração, lingüístico. Salvar as definições encontradas na pasta do seu grupo;
3- Criar uma conta no gmail para o grupo e uma conta no blogger, atenção para o nome do blog e do email, utilize expressões de trabalho, não será aceito título como por exemplo, “bad boy”, entre outros que não apresentem o trabalho. Todas as aulas deverão ser postadas no blog como um diário para estudo e pesquisa.
http://www.gmail.com/
https://www.blogger.com/
4-Leitura dos textos disponíveis na pasta alunos
Texto 1- “ONU” e Texto 2- “Insustentável preconceito do ser” / salvar as conclusões do grupo na pasta do seu grupo e postar no blog;
5- Seleção do tema – dúvida para pesquisa e criação do mapa conceitual; Deverá ser uma pergunta bem estruturada, que não dificulte muito a sua pesquisa, para melhor registro e qualidade da conclusão. Por exemplo... “O que é preconceito racial?” este formato é muito amplo e pode ficar difícil de aproveitar as fontes, melhor deixar mais restrito... “Como acontece o preconceito racial com os negros nas escolas particulares?”, assim fica mais fácil encontrar o que deseja nas fontes. Inicie a busca e defina os cinco verbos que você usará para pesquisar. Exemplo:
Assim você apresenta o que aprendeu sobre o tema escolhido pelo grupo. Atenção para ortografia!
6-Além de postar as pesquisas e conclusões o seu blog deverá ter um “template” adequado para o seu trabalho, uma enquete sobre o seu tema, um entretenimento que aborde os estudos do grupo, um acompanhamento dos comentários de forma respeitosa e coerente com as fontes usadas pelo grupo.
7- Visitar os blogs de seus colegas, comentar de forma respeitosa e educativa e conhecer o que mais foi estudado pela sua turma.
Informações adicionais para o trabalho:
• O grupo deverá visitar alguns sites durante a pesquisa:
http://portacurtas.org.br/naescola.asp
http://www.acessobrasil.org.br/
http://www.inclusao.com.br/
http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm
http://www.vikmuniz.net/
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/ho/index.cfm?fuseaction=Detalhe&pesquisa=simples&CD_Verbete=4382
• O grupo deverá acessar com freqüência o blog, assim mediar os comentários e responder as solicitações. Não deverão deixar somente para os momentos em aula, pois o provedor pode desativar a página virtual.
• Para publicação de imagens e de vídeos, salve na pasta do grupo anteriormente.
• Durante a criação do blog formate nas “configurações” que os comentários deverão ser permitidos
para os donos do blog.
Concluído o trabalho será feita a avaliação .
Auto avaliação 3 pontos
Avaliação do professor 7 pontos: pesquisa e mapa 1, postagens constantes 1, comentários adequados e construtivos 1, entretenimento ou passatempo 1, template 1, conclusão e relação do tema coma arte 1, enquete 1.
Período de realização do trabalho 02 de agosto até 30 de setembro.