9ºANO



Retornamos com muitas ideias...

Defina seu 1º grupo de 2013 para produção de uma campanha publicitária.

Etapas de trabalho:
  1. Criar um produto ou serviço que não exista para solucionar algum problema ou facilitar atividades de vida diária, de acordo com a temática escolhida pela sua turma. (segurança, saúde, educação, entretenimento, tecnologia, acessibilidade...) Não esqueça de verificar se existe seu produto!
  2. Elabore o BRIEFING. Descrição do produto, público e veículos de marketing;
  3. Produção dos veículos. Jornal, Vídeo e Banner
  4. Apresentação para toda turma e avaliação;
Veja um exemplo de um artigo sobre uma invenção, que saiu na Folha no último dia 27 de fev.


Óculos do Google estarão à venda no final do ano por US$ 1.500, diz cofundador da empresa

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LONG BEACH
Sergey Brin, cofundador do Google, disse nesta quarta-feira (27) que os óculos com câmera Google Glass estarão à venda no mercado no final deste ano por US$ 1.500 (cerca de R$ 3.000). Ele apontou, no entanto, que o aparelho ainda está sendo "refinado".
O executivo fez uma apresentação surpresa no TED, evento anual que acontece em Long Beach com palestras curtas de especialistas de várias áreas. Desde a terça (26), Brin tem circulado pelo TED usando os óculos que faz vídeos, tira fotos e conecta-se à internet enquanto exibe informações numa minúscula tela no topo da lente.
James Duncan Davidson/Divulgação
Sergey Brin (à dir.) usa o Google Glass enquanto fala com Chris Anderson no evento TED
Sergey Brin (à dir.) usa o Google Glass enquanto fala com Chris Anderson no evento TED
"Estamos disponibilizando agora para médicos. E estará amplamente disponível no final deste ano por US$ 1.500", disse Brin no palco.
Ele iniciou sua apresentação com um vídeo mostrando imagens registradas com os óculos, em geral pessoas praticando esportes, fazendo acrobacias ou andando de montanha-russa. No final, na hora de falar, ele começou olhando para seu celular, como se estivesse checando e-mails.
"Uma das motivações para criar Google Glass foi esta posição", disse Brin, ainda checando o aparelho na frente da plateia. "Smartphones são castradores. Você fica lá de pé massageando um pedaço de vidro sem nada."






PORTIFOLIO






































REDE SOCIAL...

AMIGOS, EMPREGO, MODA, CONSUMO, AGRESSÃO, LITERATURA, CULTURA E MUITO MAIS!!!


Para conclusão do 2º bimestre vamos editar no "movie maker" e exibir nossos curtas nas férias!!!


Para ilustrar uma proposta de seu documentário utilize a tecnica do PIVOT e apresente com originalidade o "olhar" da equipe.




A etapa de organizaçãono story board contribui para a ação em equipe, assim todos podem contribuir com partes e unir todas as ideias e possibilidades na aula.




Após a etapa de pesquisa criamos um roteiro para estruturar nosso documentário, nele devemos ter a apresentação da conclusão dads buscas durante a confecção do mapa conceitual.

No formato de texto de documentário devemos estar aleerta com a veracidade, vídeos do meio, entrevistas e para ilustração usaremos o PIVOT.

Sucesso!!!

























1º bimestre de 2012...na redaçãode um JORNAL!!!







Visitem nossas páginas!!!









Dicas para publicar as solicitações do trabalho.


Na página inicial importante você fazer chamadas para as outras páginas do seu blog. Pode colocar o link da notícia, uma imagem para HQ, o desafio do game...

Em todas as páginas adicionais você irá editar a postagem, para isso deverá "dar enter" na publicação anterior para postar.

Na página de entretenimento deve ter produções do grupo, você cria o HQ no "hagáquê", faz um "print" de sua imagem e salva em JPEG . Para publicar é só inserir uma imagem e fazer upload da mesma.
A charge você pode trazer de um autor, mas o PIVOT você deverá criar e salvar em GIF e ou AVI para publicação. Caso salve em vídeo deverá postar no youtube antes de inserir na sua página.
Para edição do game utilize um site de criação de jogos gratuitos.ex. 
www.pictogame.com, Nesse site você poderá criar seu jogo de acordo com a temática, tem quebra cabeça, jogo da memória, jogo de quiz, entre outros tipos que você deverá editar para compor o assunto do seu blog. 

Na página pesquisa e bibliografia é só a publicação do mapa criado pelo grupo no CMAPS, pode "dar print", salvar em JPEG e postar como imagem e abaixo as fontes usadas para pesquisar. 

Na página vídeos podem ser publicados os vídeos do tema de seu grupo direto do youtube e uma produção do grupo deverá ser feita publicada no youtube para depois postar na página.

Na página notícias o grupo deverá postar atualizações constantes da temática pesquisada e ainda inserir os aplicativos do GOOGLE WEB ELEMENTS.

Os aplicativos do GOOGLE deverão ser estudados pelo grupo e após a seleção deverão postar dois tipos na página.

Fiquem atentos ao tempo do bimestre,  as postagens deverão estar em dia!



Para continuarmos a proposta de publicação segura de página da web verifique junto ao seu grupo se todas as etapas desenvolvidas até agora foram bem sucedidas.

  • abertura de contas gmail e blogger;
  • edição de 4 páginas além da home;
  • publicação do mapa conceitual e fontes na página pesquisa;
  • publicação de calendário e contador de visitas;
  • complementação das páginas com notícias, vídeos, hq, jogos, charges, perfil, enquete;

Se todas as solicitações anteriores foram atendidas retorne a página blog deste site e confira a proposta de aplicativos do google, leia e observe o breve tutorial, faça o que se pede. 

Adicione mais duas novas postagens. 










Olá grupos!! Parabéns pela criatividade.

Nosso bimestre está chegando ao fim...

Fiquem atentos para o calendário e nas dicas para conclusão do projeto de edição de curtas de cordel.

Avaliação :
9M1- sexta feira dia 01 de julho
9M2- sextafeira dia 01 de julho

Entrega do filme pronto:
9M1 - terça feira dia 05 de julho
9M2 - quarta feira dia 06 de julho

Dicas:
  • Sonoplastia- www.partnersinrhyme.com; Atenção! baixe somente os gratuitos.
  • Edição da imagem se precisar, pode ser utilizado o Power Point, o editor de slides, que ao selecionar a imagem e trabalhar no campo FORMATAR, pode ser ajustado o tamanho, as cores, luminosidade, entre outros efeitos, sem grande perda de qualidade, para salvar deve selecionar tipo de arquivo como JPG; 
  • Não deixe de colocar os dados do cordel selecionado (autor e ideia central) e as fontes utilizadas para a pesquisa nos créditos finais;
  • Para edição de imagem com diálogo, determine o tempo da fala antes de editar o movie, para que tenha coerência no movimento e na fala. Produzir no mínimo três bocas de papel para alternância dos movimento ou determinar bonecos sem articulação;
  • Trilha sonora para filme e créditos deve ser selecionada antes e usar os recursos FADE OUT e FADE IN no Movie Maker de edição de vídeo, para que o som não tenha dispositivos bruscos durante o curta metragem.



Organizem a produção para edição no Movie. Tragam suas imagens na próxima aula, dia para edição do movie e conclusão do filme!














No 1º bimestre, vamos trabalhar ferramentas para a construção de textos jornalísticos, sobre o livro “O Menino do Pijama Listrado”
Etapas do trabalho:
1ª etapa: seleção do grupo e abertura da pasta com os nomes dos componentes na pasta da rede “alunos” de sua turma;
2ª etapa: construção dos mapas conceituais (textos jornalísticos-documentário/livro), no Word com Smartart;
3ª etapa: registro da bibliografia utilizada;
4ª etapa: de acordo com a pesquisa realizada a construção das “matérias” no Publisher, devemos seguir as informações dos mapas e assim criar dentro da conclusão um texto sobre o livro, outro sobre o filme criado em cima do livro, outro sobre o período histórico apresentado no livro e o último sobre o documentário criado pelo grupo.
5ª etapa: construção de um documentário com as ferramentas do “Movie Maker” sobre o estudo realizado junto as abordagens do livro utilizando as regras e solicitações;




   
6ª etapa: Apresentação dos documentários e publicação das matérias jornalísticas;

Sugestões enriquecedoras:
·         Todas as etapas devem ser vivenciadas por todos os componentes do grupo para melhor desenvolvimento com as ferramentas e aprendizagem de todos;
·         A proposta deve ser realizada em aula e assim a participação de todos garante uma melhor conclusão e avaliação;
·         O trabalho pode ser salvo em pendrive ou email para acompanhamento da família e enriquecimento, porém é imprescindível o registro na rede “alunos” para garantia da continuidade em aula e avaliação;

Período de trabalho
09 de fevereiro até 06 de abril

Avaliação processual
1 pontos mapas e pesquisas
2 pontos textos jornalísticos
3 pontos para documentário
2 pontos auto avaliação
2 ponto avaliação final

Auto avaliação 2 pontos
       O grupo fará o registro do processo de trabalho considerando as ferramentas, a relação em grupo e a ação individual.

Avaliação final 2 pontos
08 de abril 9m1 e 9m2


Muita pipoca nessa hora... atenção aos detalhes!
Dicas de longas para enriquecer seu documentário e suas ideias...


·          Os Falsários (dir.: Stefan Ruzowitzky, 2008)Ele impressiona pela ambigüidade. Ao mesmo que procura sobreviver a qualquer custo, algo compreensível, ele usa para isso algumas táticas de dar arrepios.
·          Um ato de Liberdade (dir.: Quentin Tarantino, 2009)
·          Bastardos Inglórios (dir.: Quentin Tarantino, 2009)
Durante o festival de Cannes, o diretor Quentin Tarantino revelou que sua maior dificuldade para fazer o filme foi justamente o fato de o pano de fundo ser a Segunda Guerra Mundial. Tarantino disse que o rumo da História se tornou um muro contra o qual sua criatividade se chocava, um fenômeno novo, já que ele sempre trabalhou com total liberdade.
·          Operação Valquíria, (dir.: Bryan Singer, 2008)
Lançado no começo do ano, e com Tom Cruise no papel principal, conta a história real de um coronel alemão que se opõe ao nazismo e planeja um atentado contra Adolf Hitler. Claus von Stauffenberg passa alguns anos tentando persuadir outros militares a participar da ação e, em 20 de julho de 1944, com o apoio de oficiais não pertencentes à SS (polícia nazista), planta uma bomba onde o führer fazia um discurso. Obviamente, Hitler não morreu, mas a conspiração continuou e ficou conhecida como Operação Valquíria.
·          O Leitor (dir.: Stephen Daldry, 2008)
Kate Winslet ganhou o Oscar de atriz por seu papel neste filme, que começa logo após a Segunda Guerra. Ela vive Hanna, que se envolve com Michael, um jovem que tem a metade de sua idade. O romance ganha forças e é temperado por leituras de obras clássicas que ele faz a ela, a pedido da amada. Mas Hanna desaparece repentinamente. Anos depois, Michael a reencontra em um julgamento. Ele é estudante de Direito e ela, ré acusada de cometer crimes de guerra na Alemanha nazista. Essa e outras descobertas deixarão o rapaz transtornado para sempre. Sydney Pollack e Anthony Minghella, que produziram o filme, morreram logo depois que ele foi finalizado.
·          O Menino do Pijama Listrado (dir.: Mark Herman, 2008)
Criança e Holocausto são temas que, juntos, têm alto potencial de comoção. O Menino do Pijama Listrado,  é sobre a amizade entre dois meninos de oito anos que vivem separados por uma cerca eletrificada. Bruno é filho de um oficial nazista e Shmuel,  está preso em um campo de concentração. Ingênuo, Bruno acha que aquela gente que vive do outro lado da cerca é camponesa, mas não entende o motivo de tanta infelicidade, muito menos da roupa listrada que seu amigo veste. As conversas com Schmuel mostram a ele o que realmente acontece do lado de lá do arame farpado e põem fim à sua ilusão
·          A Espiã (dir.: Paul Verhoeven, 2006)
A cantora judia Rachel Steinn vê sua família ser assassinada pelos nazistas e resolve se transformar na espiã Elis de Vries. Para enganar a SS, a polícia nazista, chega a tingir os cabelos e os pelos pubianos para se passar por ariana. Seu plano é criar um movimento de resistência para libertar refugiados. A dupla identidade causa a Rachel sentimentos díspares, divididos entre a personagem que incorporou e seu triste passado. Retrata uma vida entre tantas que sobreviveram aos golpes profundos da guerra.
·          A Queda – As últimas horas de Hitler (dir.: Oliver Hirschbiegel, 2004)
O filme não fala necessariamente do Holocausto, mas mostra o suicídio de quem o liderou. A Queda  revela um pouco da personalidade de Adolf Hitler, que persegue seus objetivos cegamente, e alguns de seus seguidores. O foco principal são os últimos 10 dias do ditador, visivelmente alterado, em um bunker de Berlim. Assim como o führer, muitos nazistas cometeram suicídio quando souberam que haviam perdido a guerra, com a chegada dos soviéticos à capital alemã. O filme é narrado sob a ótica da secretária de Hitler que, como tantas outras pessoas, corroborou com o Holocausto sem querer ou saber
·          O Pianista (dir.: Roman Polanski, 2002)
O diretor Roman Polanski é um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Judeu, fingiu ser católico no interior da Polônia para escapar dos nazistas. Mas não é sua a história que ele conta no filme. Polanski fala de Wladyslaw Szpilman, um pianista que foge de um gueto de Varsóvia, na Polônia, antes de ser levado para algum campo de concentração. Os guetos eram áreas criadas pelos nazistas para isolar a população judaica. No começo da fuga, o pianista consegue ajuda. Mas, com o prolongamento da guerra, arrasta-se por prédios abandonados, sem comida nem perspectivas. A atuação de Adrien Brody, o pianista, valeu um Oscar. O filme também ganhou o prêmio de melhor direção e roteiro adaptado
·          Cinzas de Guerra (dir.: Tim Blake Nelson, 2001)
Se caminhar em direção à câmara de gás é uma tortura, imagine levar seus próprios pares para a morte. É o que fazia um grupo de judeus nos campos de concentração, os Sonderkommandos. Além de conduzir seus companheiros, tinham que levar seus corpos para a fornalha. Cinzas de Guerra relata os conflitos que esses homens viviam – até se rebelarem, em Auschwitz. É a história real do único levante ocorrido no pior campo de extermínio da Segunda Guerra Mundial
·          O Trem da Vida (dir.: Radu Mihaileanu; 1998)
Um ano depois do sucesso de A Vida é Bela, os europeus lançam outro filme sobre o Holocausto, que também ganhou prêmios mundo a fora – inclusive na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O Trem da Vida mostra a trajetória de moradores de uma aldeia judia do leste europeu que, ao saberem da aproximação dos nazistas, fogem de trem para a Rússia. Para passarem despercebidos pelos alemães, fingem que foram capturados pelo exército de Hitler e estão a caminho de um campo de concentração. A bordo, há os capturados, os oficiais da SS disfarçados, a tripulação. A farsa se transforma em cruel realidade quando os passageiros começam a se comportar como os personagens que interpretam
·          A Vida é Bela (dir.: Roberto Benigni, 1997)
O longa italiano foi aclamado pelo público, mas criticado pelos ortodoxos por tratar do Holocausto de uma forma mais performática (e cômica) do que austera – ainda assim, escancara para o espectador as tragédias nos campos de concentração. A atuação de Roberto Benigni como Guido, um pai com força extraordinária para salvar o filho da morte e da realidade da guerra, garantiu-lhe um Oscar de melhor ator. A Vida é Bela (que também levou os prêmios de melhor filme estrangeiro e trilha sonora) é uma espécie de fábula trágica que termina com final feliz
·          A Lista de Schindler (dir.: Steven Spielberg, 1993)
Clássico sobre o Holocausto, ganhou de sete estatuetas do Oscar em 1994, entre elas o de melhor filme e diretor – o primeiro de Steven Spielberg. A Lista de Schindler conta a história real de um empresário que salvou milhares de judeus na Segunda Guerra Mundial. Antes que fossem mandados para os campos de concentração, Oskar Schindler os empregava em sua fábrica. Aparentemente atrás da mão-de-obra barata oferecida pelos presos, conseguiu o apoio dos nazistas. A atmosfera em preto e branco imprime ao filme o terror do qual aqueles judeus foram poupados e a tensão pela qual passou Schindler – um dia os nazistas descobririam que não era preciso tanta gente para operar seu negócio.
·         Diário de Anne Frank (dir.: George Stevens, 1959)
O diário de uma garota de 13 anos durante a Segunda Guerra Mundial foi uma das provas mais concretas do temor pelo qual passaram os judeus naquela época. Anne Frank e sua família se esconderam durante dois anos com medo de serem levados a um campo de concentração. Sua última frase foi escrita em 1º de agosto de 1944. Três dias depois, os alemães prenderam toda a família. Anne morreu de tifo em março de 1945, num campo de concentração. Não sobreviveu para contar história, mas suas palavras ainda ecoam na luta contra a intolerância étnica. Foram adaptadas para a Broadway, para o cinema – neste filme que ganhou três prêmios Oscar – e para a televisão




A ARTE QUEBRA LIMITES?