MAPA CONCEITUAL

O que é "mapa conceitual"?
Quando nos vem em mente a palavra “mapa” logo associamos a uma representação de uma superfície ou área geográfica, um caminho que pretendemos percorrer ou um roteiro que nos leva a algum lugar. Assim como um mapa geográfico, o mapa de conceitos seria um roteiro de aprendizagem que representa o conhecimento através das relações estabelecidas entre ideias ou conceitos. Ao construir um mapa, o aluno pode traçar o seu próprio roteiro de acordo com as ideias que ele tem sobre um tema, a fim de esclarecê-lo e chegar a dominá-lo de acordo com as suas necessidades.
Por que o uso dos mapas conceituais?
São inúmeras as contribuições que enriquecem a prática educativa com o uso da construção de mapas conceituais. O mapa conceitual é uma alternativa para uma avaliação coerente com a teoria da aprendizagem significativa, pois “centrar-se no rendimento do aluno e na sua intervenção na realização de práticas que conectam sua aprendizagem com a experiência do mundo real”, ou seja, construir um novo conceito e efetivar a aprendizagem, fazendo o uso em sua vida. Há a possibilidade de disponibilizar o conhecimento que foi construído para compartilhá-lo, os mapas conceituais podem representar um resumo esquemático do que foi aprendido, formado pelo número de ideias-chave de uma aprendizagem específica. O processo permite que o aluno e o professor conheçam as etapas de construção do conhecimento sobre o conteúdo ou tema em questão, podendo enriquecê-lo, pois aprendemos acrescentando novos conceitos à estrutura existente, que por esta causa se modifica com o tempo. Enquanto se produz nova aprendizagem, esta se fortalece uma vez que se incorpora a um sistema já existente. O aluno poderá fazer as conexões das novas informações ensinadas com conceitos relevantes estabelecidos em sua estrutura cognitiva. Podem construí-lo presencialmente e também elaborar o mesmo mapa ao mesmo tempo com outros colegas. A construção de mapas não exige, obrigatoriamente, recursos tecnológicos. Porém, diversos programas de computador de edição de mapa conceitual estão disponíveis na Internet e potencializam o uso pedagógico dessa ferramenta. Os alunos podem ser estimulados a refletir sobre o seu processo de pensamento, fazendo registros diários a partir das experiências com os mapas elaborados. O pensamento refletivo é o fazer algo de forma controlada, que implica levar e trazer conceitos, bem como juntá-los e separá-los de novo. O ato de fazer e o refazer mapas conceituais pode auxiliar esse processo sobretudo se o compartirmos com outras pessoas.
 Observe alguns exemplos e veja as possibilidades...




Elementos do mapa conceitual:
A estrutura do mapa conceitual compreende termos-chave (substantivos) inseridos em caixas e relações entre esses termos expressas por meio de predicações (verbos ou verbos acrescidos de complementos). Diferentemente de outras formas de representação, o mapa conceitual possibilita a constituição de proposições – sentenças de sentido completo – de forma não-hierárquica. A disposição cíclica, que viabiliza ligações em diversos sentidos, é própria do conceito, resultante de transformações dos sistemas de significação do aprendiz em um processo contínuo e sistêmico, instigado por novidades que o cercam. O mapa conceitual gera, dessa forma, uma representação da construção do conhecimento muito próxima ao funcionamento do pensamento, sempre suscetível a mudanças e novas conexões.

A ARTE QUEBRA LIMITES?